segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lidando com as tempestades


Boa noite meus queridos leitores!

Após alguns meses sem postar textos aqui para vocês, volto com uma palavra muito interessante sobre as adversidades que enfrentamos nas nossas vidas: as tempestades a que todos estamos sujeitos passar em diversas fases e áreas da nossa caminhada aqui.Por que essas tempestades acontecem? Como podemos lidar com os revezes da vida?

Nossa palavra para refletir sobre isso encontra-se em Atos 27:14-15, que diz: "Entretanto, não muito depois, desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento, chamado Euroaquilão, e, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar."
Estes dois versículos serão os versos centrais desta palavra, mas quero fazer uma viagem com você por todo este capitúlo de Atos, que foi escrito pelo médico Lucas, que era amigo e companheiro de viagem de Paulo e presenciou muitos dos acontecimentos registrados neste livro. Na época em que escreveu Atos, Lucas encontrava-se com Paulo em Roma durante sua primeira prisão por amor e fidelidade ao Senhor Jesus.

Na ocasião do capítulo 27, Paulo estava sendo levado de Jerusalém para Roma juntamente com outros prisioneiros para serem julgados ali. Naquela época, as embarcações eram o meio de transporte mais eficaz, e Paulo, por ser cidadão romano, gozava do direito de ser julgado no seu próprio país, portanto estava sendo transportado para lá.

Em Atos 27:8-10, lemos: "Costeando-a, penosamente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia. Depois de muito tempo, tendo-se tornado a navegação perigosa, e já passando o tempo do Dia do Jejum, admoestava-os Paulo dizendo-lhes: Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só de carga e do navio, mas também da nossa vida." Estes versículos mostram que em uma das paradas da embarcação no meio do caminho, tudo estava tranquilo, porém antes de prosseguirem, Deus revela à Paulo que eles não deveriam continuar, que aquele não era o momento de prosseguir . Então Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, adverte-os de que não deveriam ir adiante, pois a desobediência à essa ordem iria acarretar tanto danos materiais quanto físicos.
O que Deus nos ensina com isso?b> Muitas vezes as adversidades que passamos não são provocadas ou lançadas por Deus. Muitas vezes elas são frutos da nossa DESOBEDIÊNCIA, daquilo que achamos conveniente. Muitos frutos que estamos colhendo hoje são frutos das sementes que nós mesmos plantamos lá atrás. E dizemos para Deus: "Senhor, mas eu não quero essa espécie de fruto", e Deus nos responde: "Mas você plantou essa espécie de semente". E estes frutos podres que colhemos podem ser em qualquer área das nossas vidas: nos nossos relacionamentos, nos nossos empregos, nos nossos ministérios, frutos das nossas decisões egoístas, das nossas ganâncias, das nossas sensualidades e lascívias.
Porém esteja certo de que Deus sempre sinaliza e nos avisa antes que algo aconteça, antes que pisemos em falso e plantemos e colhamos frutos azedos nas nossas vidas. Fique atento aos sinais que o Senhor te dá para que você não vacile! E como você pode saber quando Deus está te avisando? Preste atenção à pessoas que estão ao seu redor, à palavra ministrada pelo seu pastor, pelo seu discipulador, pelos seus pais, seu chefe, sua esposa, seu marido, seus filhos ou amigos. Mas há um detalhe neste conselho: só ouça quem tem o Espírito Santo de Deus! Não ouça pessoas que não compartilhem da mesma fé e que não creem no mesmo Deus que você! Deus usa os dEle para serem canais na vida um dos outros. Deus quer que antes que a tragédia aconteça nós sejamos avisados para fugirmos da tempestade.
Um decisão errada, sem a direção de Deus, pode comprometer tudo aquilo que construímos e entesouramos, aquilo que vai ser usado para a glória de Deus, para propagar o evangelho, para servir de testemunho do poder e amor de Deus por aqueles que O amam e O servem, se não vigiado, será aquilo que o diabo vai roubar, matar e destruir. Queridos, nossa família, profissão, finanças, igreja e discípulos podem ser comprometidos por causa das nossas atitudes inpensadas e tomadas sem orientação divina. Quem te disse que o estilo de vida que você vive foi Deus quem impôs? Será que a adversidade que você está vivendo não é porque você tem sido insensível à voz e às orientações de Deus?

Versículo 11: "Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia". O centurião, soldado que acompanhava os presos até Roma, ignorou a palavra de Deus, dada através de Paulo para impedir a tragédia. Nesta palavra, Deus nos mostra que a maioria das adversidades é culpa dos próprios cristãos, pois Deus sempre os adverte através do Espírito Santo: "Não case com essa pessoa, não namore agora, não gaste seu dinheiro com isso, não feche este negócio, não peça esse empréstimo, não conte isso para aquela pessoa, não confie nesse amigo, não vá àquele lugar, não saia desse ministério, não assista à esses programas, não fale assim com seus pais, peça perdão pelo que fez à essa pessoa.." Deus fala queridos! Mas, normalmente, quando obedecemos ao nosso eu e não ao Senhor, justificamos que aquilo que Deus fala e nos agrada foi Ele mesmo quem falou, mas quando não massageia nosso ego, que não foi Deus que disse. Não é?
Diante da informação do capitão do barco de que não havia perigo algum em continuar a viagem porque não havia previsão de chuvas e ventanias, o centurião confiou na experiência do profissional, e não na advertência de Deus. Muitas vezes, nós preferimos confiar nas estatísticas, nas notícias dos jornais, nos médicos e nos meteorologistas ao invés de crer em Deus e em sua palavra! Paulo representa aqui o Espírito Santo, e o capitão do barco representa o mundo. Quantas vezes tomamos decisões baseadas nas certezas seculares? É a palavra de Deus que deve reger o que comemos, o que vestimos, o que falamos, como nos relacionamos e como usamos nosso dinheiro! A partir do momento que aceitamos a Jesus como Senhor das nossas vidas, não somos nós quem devemos dar direção à nossa vida, e sim o nosso dono!

Versículo 12: "Não sendo o porto próprio para invernar, a maioria deles era de opinião que partissem dali, para ver se podiam chegar à Fenice e aí passar o inverno, visto ser um porto de Creta, o qual olhava para o nordeste e para o sudeste". Sabe por que vem a adversidade na nossa vida? Porque confiamos na maioria, na opinião pública! Você já percebeu que aquele que quer fazer o mal-feito ou transgredir uma lei procura aliados que apóiem sua idéia? Quando um filho quer desobedecer seu pai e ir à uma festa, que seu pai o proibiu de ir, ele procura outros para irem com ele. Mas ele nunca vai só! O que conta nessa horas é o apoio de outros que pensem como ele, para lhe dar segurança naquela decisão errada. E nós agimos assim muitas vezes! Aqueles homens no barco procuraram ouvir a maioria, menos o único homem que tinha o Espírito Santo de Deus ali. Amados, Deus nunca deu valor à maioria, mas sim à corações obedientes, que ouvem sua voz e confiam em suas orientações! Cuidado com quem está te influenciando! Cuidado com a roda dos escarnecedores, como diz em Salmo 1:1! Mais uma vez te aconselho, da parte de Deus, que não ouça conselhos e opiniões de quem não tem aliança com Deus! Estes não tem nada para nos acrescentar!
Resumindo nossa palavra até aqui: 1º - ignoraram o que Deus falou; 2º- deram ouvido à sabedoria secular e 3º- deram ouvido à massa.

Versículo 13: "Soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta". Os incrédulos daquele barco começaram a navegar e a impressão era de que tudo estava indo bem. E acreditaram mesmo que nada do que Paulo havia dito aconteceria e caçoaram dele. O que acontece em nossas vidas é que desobedecemos, tomamos as decisões erradas e durante um certo tempo, tudo dá certo, parece que nossa decisão foi a mais sensata, e nos dá uma sensação de falsa paz, de falsa segurança. E isso incita nosso coração a crer que o alerta de Deus não era verdadeiro. Ignoramos a voz de Deus e casamos com aquele pessoa, aceitamos aquele trabalho, fechamos aquele negócio, fazemos aquele empréstimo, compramos aquele carro, compartilhamos nossos sonhos com aquela pessoa..e durante um tempo tudo vai às mil maravilhas! Mas erramos por fazer as coisas do nosso modo, e uma hora os frutos vem, e aí é que começa a tempestade!

Versículo 14: "Entretanto, não muito depois, desencadeou-se, do lado da ilha, um tufão de vento, chamado Euroaquilão (ou vento nordeste).." De repente, a falsa paz foi interrompida: veio um furacão! Subitamente, você é traído pela ocasião e começa a adversidade. E isso porque fazemos e e falamos o que não devemos, e somos levados pela emoção e não pela razão! De repente aquele marido mostra o mau-caratismo, aquela esposa começa a colocar as garras de fora, aquele emprego começa a te sugar todo o tempo e você enfraquece na fé, aquele agiota começa a subir os juros a preços tão elevados que você não consegue mais pagar..Uma lei que não falha é a da ação e reação, do plantar e colher. A adversidade, quando chega em nossas vidas, nos arrasta, nos faz perder o controle, assim como arrastou aquele barco dos prisioneiros para dentro do redemoinho. Saiba que o objetivo de uma adversidade, quando provocada por uma desobediência, é nos tragar, nos engolir! Satanás se aproveita dos nossos erros e toma as rédeas da situação. E uma coisa é certa: o diabo, inimigo das nossas almas, não quer apenas nos fazer beber água neste mar de adversidade, ele que nos matar afogados!

Versículo 15: "E, sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos fomos deixando levar". Os tripulantes estavam sendo vencidos pelo vento. Na nossa vida, vem situações que são mais fortes do que nós: uma doença, uma desavença familiar, uma crise conjugal, uma crise espiritual, uma dívida que não esperávamos e não temos como pagar, uma calúnia no ministério, uma falta de reconhecimento que nos fere tanto, uma injustiça..E quem passa a conduzir o barco agora é a adversidade. De repente, a situação que antes parecia tão tranquila agora é tomada pela depressão, pela amargura, pela secura da alma e pela dor. E nós perdemos o controle e o que vemos são pessoas antes tão seguras sendo controladas por remédios, inundadas pelas lamentações, pessoas sem paz, sem alegria de viver, que sucumbiram diante da tempestade!

Versículo 18: "Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte, já aliviavam o navio". A tempestade já tinha durado um dia inteiro e ainda não tinha cessado. A crise nas nossas vidas, muitas vezes, se torna uma maratona incansável, infindável, arrancando pedaços da nossa saúde emocional, física e espiritual. Desde que você está nessa adversidade, o quanto você já lutou contra ela? O quanto você já tentou remar e não saiu do lugar? Você está se decompondo, vendo, aos poucos, os pedaços do seu barco ficando à deriva e nada pode fazer.

Versículo 19: "E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio". O inevitável acontece: a adversidade toma um nível tão grande, tão longo, que parte de nós vai se perder no meio dela. Parte das pessoas que passam por grandes crises nunca mais são as mesmas: foi-lhes tirada a vontade de sonhar, de viver, de dar a volta por cima. Podem até continuar na igreja, mas nunca mais conseguem o vigor da fé que tinham antes de passar pela tempestade. Este versículo nos mostra que o barco foi se deteriorando aos poucos, que não foi duma vez. Para evitar os danos de uma tempestade, precisamos estar alertas às coisas que podem destruir nosso barco, que pode nos levar à nafraugar na fé. Nossa vigilância tem de ser constante. Do contrário, teremos que carregar, pelo resto de nossas vidas, as marcas resultantes de decisões inconsequentes. Mas a crise, para aqueles tripulantes, ainda não tinha chegado ao ápice.

Versículo 20: "E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento". A situação dos prisioneiros e de Paulo chegou a tal ponto que o próprio homem de Deus não via mais esperança de ser salvo!Paulo chegou a desejar a morte! A adversidade tinha chegado a um ponto em que não era possível distinguir noite e dia, e fugiu de todos a esperança de serem salvos. Quantos de nós, durante a crise, perdemos também a esperança de termos nossa relação com Deus reestabelecida? De sermos de fato salvos?

Versículo 21-22: "Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda. Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio". Paulo, representando Deus, se levanta, interfere na situação e diz que não tem parte na colheita dos frutos da desobediência deles, mas que usaria de misericórdia e não permitiria que ninguém morresse. No verso 21 Deus lança o fruto da transgressão no rosto dos tripulantes, mas logo no 22 demonstra seu amor pela almas e renova suas forças. Na nossa vida prática, isso nos mostra que a adversidade pode até destruir o barco, pode até deixar sequelas, mas não vai nos matar, não vai nos derrubar nem tampouco nos levar, ainda que estejamos semi-mortos, famintos espiritualmente! Ainda que o vento e a chuva caia forte contra sua vida, Deus está vendo tudo e no momento oportuno irá te socorrer, mesmo que você tenha provocado a situação através de uma desobediência!Espere, seja forte e tenha fé que Deus não esqueceu de você no meio da tempestade!O socorro vem!

Versículos 23-24:"Porque, nesta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem eu sirvo, esteve comigo dizendo: Não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quanto navegam contigo". Deus não permitirá que a adversidade te leve porque Ele tem um plano estabelecido para você e nada mudará os planos do Senhor! O que Deus planejou para você vai se cumprir, ainda que uma tempestade tente provocar sua morte! A palavra final é de Deus!

Versículo 25: "Portanto senhores, tende bom ânimo, pois eu confio em Deus que sucederá de modo por que me foi dito". Paulo tinha certeza que a adversidade não os mataria, porque assim Deus havia dito para ele. Paulo recobrou a esperança. Nós não vamos perecer na adversidade porque está escrito que não pereceremos! Aquele que começou a boa obra é fiel para a cumprir! Mil podem cair do nosso lado, dez mil à nossa direita, mas nós não seremos atingidos! Deus tem promessas para nós, amados! Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa! Não se entregue na hora da tempestade!

Versículo 31: "Disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos". A revelação dessa palavra é fantástica! Quando a tempestade apertou, a tripulação quis saltar do barco! Quando as lutas em nossas vidas se intensificam, nossa vontade é abandonar a fé, sair da igreja. Mas esta palavra nos diz que só vai se salvar e ter o cumprimento das promessas aqueles que permanecerem no barco até o fim! Só triunfa quem continua firma na igreja, no caminho, perseverando em oração e na palavra de Deus. "Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida". Ap. 2:10

Versículo 34: "Eu vos rogo que comais alguma coisa, porque disto depende a vossa segurança, pois nenhum de vós perderá nem mesmo um fio de cabelo". Aqui Deus começa a revelar seu maravilhoso plano e alimenta a todos, dando-lhes forças para retomarem a viagem. No momento certo o Senhor vem e nos alimenta, preparando-nos para continuar a caminhada.

Versículo 44: "Quanto aos demais, que se salvassem, uns em tábuas, e outros em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra". Deus nos diz que independentemente de estarmos agarrados a uma partícula apenas de fé, a um pó de esperança de salvação, Ele nos fará enxergar a saída, Ele nos mostrará o fim dessa crise! Naquela situação em alto mar, nenhum dos tripulantes se perdeu, assim como Deus havia prometido! Tampouco você se perderá durante essa tempestade! Fique firme, aconteça o que acontecer não saia da igreja, persevere e espere: o socorro de Deus vem e a alegria virá pela manhã!
Que Deus aqueça e fortaleça seu coração!

Por Grazie Moura

3 comentários:

Nájila Oliveira disse...

Eu sou fã sua e do blog!!! Lindo, inspirador. Você tá de parabéns, Grazie. Vc tem um dom... Obrigada por nos proporcionar um pouquinho do que vc sabe... Te amo, bjs.

Nájila Oliveira

Cristiane Caldeira disse...

Princesaaa...
As reticências são propositais e necessárias para que eu recupere o fôlego, pois me vi por diversas vezes sendo parte integrante dessa narrativa intrigante e extremamente poderosa, uma vez que quem nunca passou por qualquer uma dessas situações que se autoavalie e tome vergonha na cara e pare de se esconder atrás de histórias inventadas por novelas, revistas ou pelo imaginário doentio de quem não sabe o que quer da vida e quem realmente é.
Voce conseguiu de uma forma envolvente, doce e penetrante mostrar verdades básicas, princípios cristãos e um estilo de viver a vida que realmente valha a pena!!!
Obrigada Grazi por permear minha vida com suas observações do mundo e da vida cristã de forma tão eloquente e encantadora! Corroboro com a Nájila quando afirma que vc tem um dom e espero um dia poder ser a primeira da fila de sua estréia como escritora famosa, hihihihih, vc tem um DOM que não inicia nem termina em ti mocinha, pois é um dom DIVINO!!! Trabalhe, lute e vença, pois a vitória foi feita para pessoas determinadas e cheias de compaixão como vc!
Aguardo com muita expectativa sua próxima postagem viu?
bjokas, te amuuuuuu.
Criss.

diego.msn07 disse...

" Simplesmente maravilhoso...
Texto de uma sabedoria de Deus impressionante, que prende a nossa atenção do início ao fim dele.
É realmente inspirador!!!!

E como é bom ver pessoas sendo usadas por Deus como você...
Parabéns, estou no aguardo da nova publicação, e SOU SEU FÃ DE CARTEIRINHA!!!!"

analitics

Sobre Mim

Minha foto
Grazie Moura
Cristã, jornalista, observadora dos acontecimentos e leitora do livro mais precioso que já foi escrito: a Bíblia.
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

MegaUpload